abril 15, 2009

DIA DO ÍNDIO




Fotos da semana do índio.
Como são muitas as fotos da semana que trabalhamos as atividades do dia do Índio fiz algumas montagens.
Têm fotos das crianças fazendo os colares que são de canudos de refrigerantes e pequenos quadradinhos de EVA.Os colares foram feitos para nossa índia Iracema que é a boneca que fizemos para o Esquema Corporal, depois ganhou os Órgãos dos Sentidos e ficou pendurada esperando virar Índia.
As crianças fizeram colares também para as meninas.
Fizemos também cocares indíginas com penas de galinhas e pombas.






Vou começar a postar atividades sobre o dia do Índio.
gostaria de levar meus alunos para conhecerem uma aldeia indígena, trocar cartas com crianças índias mas estamos longe das aldeias gaúchas.
As vezes tenho a imprensão que as crianças não diferenciam índios de coelhinhos da Páscoa e Papai Noel e tenho consciência que nós, os professores colaboramos muito com esse fato.
Procuro mostrar fotos de índios, vídeos de crianças indígenas mas acabo fazendo os mesmas atividades de sempre. Se algum professor tiver endereço para troca de correspondência entre índios e a escola, agradeceria.

MÚSICA DE ÍNDIOS
Aunicuniti, auniti
aunicuniti auniti
Ai, ai ,ai Ipial Caiene
ai, ai, ai Ipial Caiene
Au, au, aunikiti
Au, au, aunikiti

Fotos de atividades:

2 comentários:

  1. É uma pena que ainda se comemore o dia do indígena na escola enfeitando as crianças com penas na cabeça e outros acessórios.É preciso que nossas crianças conheçam o índio de hoje, para poder respeitar sua cultura e valoriza-lo como cidadão brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. que lindo este rostinho de índio! smei. sempre q procuro por algo interessante, recorro ao seu blog. parabéns pelo lindo trabalho! Jeanie

    ResponderExcluir