março 15, 2009

HISTÓRIA COM FANTOCHES


O Sonho da Borboleta

Era final de outono. A primavera estava quase chegando. Ainda estava frio no jardim e dona Lagarta estava preocupada. Andava de um lado para o outro procurando um bom galho para montar sua pequena casinha.
Aquela casinha especial, bem aconchegante. De lá ela sairia diferente. Linda. Uma maravilhosa borboleta.
O Caracol, percebendo a angustia da Lagarta, aproximou-se:
_ Ainda não encontrou seu lugarzinho preferido, amiga?
_ Ainda não. Têm que ser um lugar onde as crianças não possam encontrar-me. Algumas são muito más e destroem meu casulo. Não quero morrer sem antes virar borboleta. Quero alegrar a primavera.
_ Eu, disse o Caracol, que carrego a casa nas costas também estou sempre alerta. A qualquer momento alguém pisa em mim e adeus Caracol.
Ouvindo o assunto, aproximou-se a dona Abelha, comentando:
_ Vocês têm mesmo que ter cuidado. Eu estou mais protegida. O próprio homem constrói minha casa, a colméia, pois ali eu fabrico o mel que é tão importante para ele. Mesmo assim, às vezes tenho de usar meu ferrão para não ser machucada.
A Joaninha que estava por perto falou para a lagartinha:
_ Muitas das minhas irmãs morreram esmagadas pelas mesmas mãos que as acariciavam.
Algumas crianças na ânsia de ver-nos mais de perto nos apertam, às vezes sem querer e acabam nos matando.
_ É, disse a minhoca, eu passo o tempo todo me esticando daqui para ali, de lá para cá, para que a terra fique bem fofinha.
Faço tudo isso para alegrar as crianças que ao verem tantas flores bonitas ficam felizes. Mesmo assim, algumas delas pegam uma linha e atam minhas amigas e apertam até que elas sejam partidas ao meio. É muito triste.
A lagartinha estava ouvindo a minhoca falar quando passou uma borboleta voando.
_ Querida, disse a Borboleta para dona Lagarta, procurando um lugar para fazer seu casulo?
_ Sim, disse a Lagarta.
_ Ali naquela flor, respondeu a Borboleta.
Eu era uma lagarta como você e hoje sai do casulo, já transformada em uma borboleta.
A lagarta ficou feliz. Agora ela tinha um lugar seguro para se recolher até a primavera chegar e transformá-la em uma bela borboleta.
Ela despediu-se dos amigos e foi em busca do seu sonho de ser uma linda borboleta.

Cleusa Regina Moura PM 19:45 04-02-2009

3 comentários:

  1. Oi, Cleusa, tudo bem?
    Posso usar sua historia com meus alunos?
    ADOREI!

    ResponderExcluir
  2. olá!achei muito linda esta história
    sou professora das crianças
    vou contar para minhas crianças
    abçs.fike com Deus..Lucia..

    ResponderExcluir